Colaboradores!

Os Colaboradores são todos os palhaços, artistas, pesquisadores, enfim todas as pessoas que contribuem e fazem parte do Conexão Palhaço:




A Fabulosa Trupe de Variedades

Sobre: O grupo se consolidou no ano de 2011, com a dupla Henrique Rímoli e Monique Franco que já se apresentavam com esquetes clássicos circenses e intervenções em festas e eventos, após ganharem o Prêmio Proac 2011 de Produção de Número Circense decidiram então formar a Trupe. Em 2012 desenvolveram o projeto do prêmio com direção de Fernando Sampaio, dando continuidade a Trupe e a pesquisa de palhaço feita pelos mesmos, participaram neste ano de diversos eventos como convenções e festivais circenses e apresentações no Circo Pindorama de Variedades do Teatro Oficina e em eventos como a Ajudando a Mudar o Mundo da Ashoka, além de criarem uma variante de outros números cômicos o que se tornou uma forte característica da trupe. Também em 2012 criaram a “Banda dos Bobos Número 0”, composta por 4 palhaços e com o repertório para crianças que envolve músicas infantis, músicas da Cultura Popular Brasileira e até Roberto Carlos. Sempre tendo como linguagem e pesquisa o palhaço, a música e a dança encerram o ciclo de 2012 com a contemplação do Prêmio Proac 2012 de Produção de Número Circense com o projeto “Patinando” que envolvera a habilidade nos patins, gagues, acrobacias e dança e terá a direção de Ronaldo Aguiar sendo desenvolvido e apresentado no segundo semestre de 2013.


Conheça mais:
E-mail: fabulosatrupe@gmail.com
Website: http://fabulosatrupe.blogspot.com.br/

Página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Fabulosa-Trupe-de-Variedades/316372861744516



Exército Contra Nada
Rafael de Barros
Palhaço: Zé Frouxinho
Musico/Ator/Malabarist


Sobre o Exército Contra Nada:
O Exército Contra Nada estréia seu primeiro espetáculo no dia 03 de dezembro de 2011. Desde sua estréia já se apresentou nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraiba. Além de ter se apresentado na Espanha e na Grécia.

Sobre Rafael de Barros:
Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina. Com o trabalho de conclusão de curso intitulado: Palhaço - Jogador do Riso. Estudou na Escola de Palhaços de Barcelona - Cal Clown (Espanha). Fez oficinas com os mestres do riso: Ricardo Pucetti (LUME), Palhaço Tomate (Argentina), Cia. Familie Floz (Alemanha), Joice Aglae Brondani (Cia. Buffa de Teatro), Loco Brusca (Espanha), Chacovachi (Argentina), Inês de Castro, Alberto Gaus (Solar da Mímica), Andrea Macera (Barracão Teatro).Espetáculos:EL GENERAL – O Espetáculo Mais Incrível do Mundo | Palhaço (solo)
Atuação e Criação
- Dezembro de 2011 – Atual
Plantão Sorriso |Grupo de Palhaços de Hospital | Doutor Palhaço
- De setembro de 2009 a março de 2011. Fevereiro de 2012 a junho
de 2012
Mão na Rua e Pé na Massa | Palhaço (dupla) , Concepção e Direção
- Agosto de 2010
Jivatman| Experimento Cênico de Dança-Teatro UEL| Ator,
concepção musical
- Novembro de 2010
Novelas Nada Exemplares| Teatro de Rua - UEL| Ator
- Outubro de 2010
Páginas em Branco| Direção Teatral I - UEL| Ator e Diretor
- Outubro de 2010
Balanço mas não cai| Show musical | Palhaço
- Dezembro de 2009 e 2010.
Cia Teatro de Garagem | Teatro de Rua | Ator
- De abril de 2009 a janeiro de 2010
Escola Municipal de Teatro |Espetáculo Samba de uma Noite de
Verão | Músico
- Novembro de 2009
Imago Teatro de Animação |Espetáculo Vis Motrix – Ensaio sobre a
Alma das Marionetes| Ator – manipulador
- De abril a agosto de 2009
Escola Municipal de Teatro de Londrina| Estagiário
- De setembro a dezembro de 2008
Cia Teatro de Garagem | Iluminador
- Novembro de 2008
CLAC . Centro Londrinense de Artes Circenses | Monitor
- De março a dezembro de 2008
Projeto “Circo, Sim Senhor!” | Atividades Formativas do FILO |
Professor
- De 13 a 20 de julho de 2008.
Grupo Tablado de Arruar | Teatro de Rua | Contra-Regra
- De setembro a dezembro de 2007.

Conheça mais:
E-mail: exercitocontranada@hotmail.com

Website: http://exercitocontranada.blogspot.com.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/exercitocontranada?ref=hl


Henrique Rímoli
Palhaço Dus'Cuais
Ator/Artista Circense e Músico

Iniciou seus estudos na linguagem do palhaço no ano de 2005, através dos Cursos e oficinas em São Bernardo, nos anos seguintes estudou com Kleber Brianez (2007) e André Correia (2008) (ONG Hospalhaços). Aprofundou o estudo participando do curso de clown com a Cia Pic Nic,resultando no espetáculo “Musiclown” com direção de Edu Silva e Daniele Pimenta. Nessa mesma área fez cursos com Marcio Douglas (La Cascata Cia Cômica) em 2010 e um workshop com Derek Scoot (Slava’s Snow Show) em junho de 2010. Com a Cia Os Pândegos desenvolveu diversos trabalhos como “A cobiça dos fanfarrões” (2005-2006) como sonoplasta, “É tempo de contar” - contação de histórias infantis (2006 e 2010) como ator e músico e Jogos Ayurca – Improvisação de palhaços (2005 à 2009) como palhaço e músico. Como palhaço já foi apresentador de diversos eventos como o Palco Aberto em São Bernardo do Campo, (dez. 2008, abril 2009 e agosto 2009), 50º (junho 2009) e 54º (julho 2010) Circo no beco- vila madalena – SP, Noite de Gala da II Convenção regional do ABC de Malabares 2009 e fez uma apresentação de numero cômico na Noite de gala da 12ª convenção brasileira de malabares e circo de 2010. Ministrou oficina de Jogos de Improviso na II Convenção Paulista de circo 2009 e uma Oficia de “Consciência Corporal e Presença de Palco” na 3ª convenção Paulista de circo (abril 2011). No final do ano de 2011 concluiu a Formação de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria, onde do exercício cênico “Cuidado Palhaços Trabalhando”.  Trabalha como sonoplasta no número “O omelete” contemplado pelo ProAC no ano de 2010 com Eduardo Pinheiro (Du Circo), no primeiro semestre de 2012 trabalhou como sonoplasta e ator no espetáculo “Na Ceia com Maria Tricota e Borbotono” pela companhia Nuh de Teatro dirigido por Raul Figueiredo (espetáculo contemplado pela Lei Rouanet), e como músico integra o elenco do espetáculo “Deu nó” da Companhia Nuh de Teatro, com direção de Fernando Escrisch (Espetáculo Contemplado pela Lei Rouanet), Integra a Banda “Cacilda e os Orangotangos Vermelhos” desde 2011 como guitarrista, é um dos fundadores da “Fabulosa Trupe de Variedades” que no ano de 2011 foi contemplado pelo ProAC de numero circense com o numero “Estrany o Fabuloso Circo de Variedades” com direção de Fernando Sampaio, em 2012 trabalhou como Ator e Músico do Espetáculo “A Pimenta do Reino”, pelo instituto Brincante com direção de Charles Raszl, como palhaço e musico integrou o grupo “Operação de Riso” em visitas aos hospitais de São Caetano do Sul em 2012 e com “A Fabulosa Trupe de Variedades” participou na temporada do “Circo Pindorama” em julho e agosto de 2012, foi contemplado pelo ProAc de numero circense de 2012 com o numero“Patinando” com direção de Ronaldo Aguiar, é um dos fundadores da“Banda dos Bobos Nº 0”, onde atua como palhaço e musico.




Reinaldo Facchini
Ator/Palhaço/Produtor


Reinaldo Facchini iniciou sua carreira de ator em Pirassununga - SP em 1993. Fundou o grupo “Teia de Teatro” que atua desde então em performances explorando o contato direto com o público. Integrou o grupo “Trupe Circulante” desenvolvendo Teatro de Rua e a Arte Circense, explorando suas habilidades com Pirofagia (cuspir fogo), Swing (fitas, fogo) e Perna – de - Pau.
Em 1995 integra o ”Núcleo de Teatro da USP” – Pirassununga onde durante quatro anos participou de diversas montagens de espetáculos cômicos. Desta experiência nasce o desejo de aprofundar seus conhecimentos sobre a comicidade, resultando no encontro com o palhaço. Em 2000 na oficina ”A Nobre Arte do Palhaço” ministrada por Márcio Libar, nasce o palhaço “Jeca“. Integrou o grupo “Valdevinos de Oliveira – Pequeno Teatro Cômico”, um espaço de construção e pesquisa em torno da linguagem do riso, da comicidade, depois em carreira solo, sua pesquisa se direciona aos universos do “Caipira” e o “Palhaço”, dando origem ao “Projeto Clowmpira”, que resultou em módulos (Pesquisa / Oficina adulta / Espetáculo / Intervenção / Oficina infantil / Exposição / Almanaque/ Cordel / site).

Conheça mais:
Website: www.sitiodojeca.com
E-mail: reinaldojeca@hotmail.com




Trupe DuNavô

A Trupe DuNavô nasceu em abril de 2011 dentro do Programa de Formação de Palhaços para Jovens (PFPJ - dos Doutores da Alegria), a fim de aprofundar a linguagem do palhaço, colocando em prática os ensinamentos de aula junto com referências e vontades pessoais. 

Treinando cenas clássicas dos mestres palhaços de circo e experimentando cenas autorais construímos o espetáculo: “É mesmo uma palhaçada!”. Que com o tempo nos trouxe as seguintes perguntas: o que é o Palhaço atualmente? Como essa figura chega ao público que corre para acompanhar a rotina nas grandes cidades? Então iniciamos intervenções nas ruas comercias da Grande São Paulo e capital para desbravar o caminho do que é ser Palhaço hoje... 
Em 2012 fomos contemplados pelo VAI (Programa de Valorização de Iniciativas culturais de São Paulo) com o projeto de intervenções urbanas de palhaço: “Amigos... Colegas... Seres humanos... Palhaços” o que nos proporcionou aprofundar um pouco mais nossa pesquisa.

Conheça mais:E-mail: trupedunavo@hotmail.com

Website: http://trupedunavo.blogspot.com
Página do Facebook:https://www.facebook.com/DuNavo


Curadora:

Monique Franco
Palhaça:Nina Rosa
Atriz/Palhaça/Pesquisadora Circense

Iniciou sua formação em teatro nas Oficinas Culturais da Prefeitura de São Bernardo do Campo em 2001. Já sua formação cômica teve inicio em 2005 com Francesco Zigrino. Nesta área fez parte do Programa de Formação de Palhaços para Jovens dos DOUTORES DA ALEGRIA no período de 2005 á 2006 resultando no espetáculo “Uma Besteira Qualquer”, com direção de Bete Dorgam. Através deste foi convidada a apresentar no espetáculo “Midnight Clowns” também dos Doutores da Alegria. A partir dessa formação desenvolveu uma série de projetos dentro dos Doutores da Alegria: como palhaça no elenco “Quando era pequeno eu não sabia” do Projeto Saúde e Alegria, com parceria do projeto Aprendiz e do espetáculo "Alegria do circo” do Projeto Entre Risos e Lágrimas – Da pantomima aos Dramas, parceira com o Centro de Memória do Circo. Além de palhaça foi também coordenadora artística e pedagógica do projeto Oficinas Atrapalhadas na ONG Banco e Alimentos.
Participou da Oficina “Palhaço e Comicidade Física”, ministrado pelo grupoLa Mínima, que resultou no espetáculo “Entradas e Saídas” com direção de Fernando Sampaio e Domingos Montagner.
Fez parte da CIA BAITACLÃ somando a sua pesquisa na cultura popular brasileira. Deu continuidade a esse estudo no TEATRO ESCOLA BRINCANTE, onde participou da Formação de Educadores Brincantes aprofundando seu estudo nas danças, percussão e costumes tradicionais, resultando no espetáculo “No Tempo” e “Sonho e Sina” ambos dirigidos por Rosane Almeida, na mesma escola lecionou aulas de Humor e Dança. E onde no ano de 2012 atuou no espetáculo infantil “A Pimenta do Reino”, com direção de Charles Raszl.
Foi contemplada pelo PRÉMIO CAREQUINHA DE ESTIMULO AO CIRCO - 2009, resultando na pesquisa “Os palhaços da Cultura Popular Brasileira” e na publicação de um livreto “Os Palhaços do nosso povo”. Nos anos de 2010 e 2011 foi Educadora Assistente do Programa de Formação de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria. Em 2011 fundou a“Fabulosa Trupe de Variedades” onde ganhou dois Prêmios Proac (2011 e 2012) de Produção de Número Circense e atuou em diversas Convenções e Festivais circenses e participou da temporada do Circo Pindorama do Teatro Oficina. No ano de 2012 trabalhou como Pesquisadora no Centro de Memória do Circo para a exposição “Hoje tem espetáculo!” e atualmente faz parte do núcleo Manjarra de Cavalo-Marinho da Cia Mundu Rodá, onde brinca de palhaço popular Mateus e integra o elenco de palhaços de hospital com o grupo Operação de Riso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário